Sempre que a gente anda pela calçada acaba passando por algumas situações engraçadas e na maioria das vezes constrangedoras. Pensei em alguma dessas enquanto fazia uma caminhada.
Eu moro em São Paulo. Em São Paulo você não pode vacilar. Você se distrai dois segundos e tropeça num buraco, cai em cima de um mendigo, passa alguém e rouba sua carteira ou é atropelado por um ciclista, pois não percebeu que o Haddad tinha pintado uma ciclofaixa na calçada.
Por falar em tropeço. A pior coisa que pode acontecer na rua é você tropeçar. Fica todo mundo te olhando e pra não ficar chato você fingir que se abaixou apenas para amarrar o tênis.
É impressionante como em todo lugar tem gente entregando algum tipo de panfleto. “Exame de vista”, “compro ouro”, “trago a pessoa amada em dois dias”, “retire os pontos da carteira de habilitação” e etc. Eu fico puto porque esses caras nunca te dão apenas um panfleto. Eles entregam uns cinco de uma vez. Parece que eles querem terceirizar o trabalho. Tipo: “Entrega uns ai pra mim”.
Não tem jeito. Toda vez que você andar pela rua ouvindo musica, vai ter a sensação de que todas as pessoas ao seu redor estão te chamando, e sempre vai ter alguém pra te pedir informação só pra você tirar os fones do ouvido bem na hora de ouvir aquele refrão que você estava esperando.
É engraçado quando você cruza com um conhecido na rua e os dois perguntam simultaneamente, “Tudo bem?”. Mas nenhum dos dois responde e ambos saem andando sem saber se estava tudo bem ou não.
Você esta andando na calçada e vem uma pessoa em sua direção. Você sai para um lado, ela sai também. Você sai para o outro, ela sai também. Quando você percebe estão os dois agarrados dançando lambada.
E quando você esta andando numa calçada estreita e tem um poste na frente. Tem alguém vindo em sua direção e você percebe que a rua está movimentada e que entre o poste e o muro só passa uma pessoa. Aí você da aquela acelerada no passo pra poder passar antes. Continua a sua caminhada com aquela sensação de vitória.
Tem também as pessoas lentas que curtem ficar na sua frente, principalmente quando você está com pressa. Ela fica andando em zig zag e você não consegue ultrapassa-la. O pior é quando a pessoa é gorda ai fica parecendo aqueles safety car na Formula 1.
Eu tenho um ódio mortal quando estou andando e a pessoa esta fumando na minha frente. Reparem que a fumaça sempre vai na sua direção. Você sai de casa pra ir ao banco e no meio do caminho tem que dar uma passada no hospital pra tratar do câncer.