PEDREIROS

pedreiro

Recentemente comecei uma reforma na minha futura residência, coisa simples, quebrar duas paredes para aumentar a sala e colocar o piso. Coisa simples? não, pois você precisa de um pedreiro, e é aí que a dor de cabeça começa.

Eu não conheço muito bem o manual dos pedreiros, mas creio que um dos itens seja, “Não preciso dar satisfação ao cliente sobre nada”. Digo isso por que fiz um orçamento com um pedreiro ha pouco tempo, ele deu o valor, eu aceitei, mas teve um porém, ele só poderia começar a obra depois de 20 dias, pois ja estava comprometido com outra. Como o preço era bom, resolvi aguardar os 20 dias pra começar. 18 dias depois, liguei para o pedreiro (digo pedreiro por que não lembro o nome dele) para combinar os detalhes, e ele me disse que não poderia fazer minha obra, pois ja estava pra começar outra. Ai eu pergunto a vocês, avisar, pra que?. Tive que fazer mais dois orçamentos, até fechar com outro cara.

É impressionante como o pedreiro não consegue dizer, de uma só vez, as coisas que você precisa comprar. Juro que toda vez que eu chegava na obra ele me pedia pra comprar uns materiais, eu saia, comprava, e quando voltava, adivinha? Tinha que sair de novo pra comprar mais materiais. Porra, por que não fala tudo de uma vez?

Durante a obra, percebi que pedreiro nunca trabalha sozinho, você fecha o preço com ele, mas ele é tipo uma empresa, tem pelo menos mais umas duas ou três pessoas que trabalham pra ele, um cara pra quebrar a parede, um cara pra trocar o piso, um cara pra fazer o acabamento e um cara pra pintar, claro que todos eles seguem o mesmo item básico da cartilha, que é faltar no serviço sem avisar você. Se você acha que o pedreiro da 100% de atenção a sua obra, esta enganado(a), eles trabalham em equipe justamente por que fazem 12 obras ao mesmo tempo.

COISAS ESPECÍFICAS DO PEDREIRO.

Durante a obra entendi por que as pessoas costumam chamar pessoas fortes de “pedreiro”. Eles podem não tem um aspecto forte, mas tem força, mas não é qualquer força, é uma força específica de pedreiro. Vou tentar explicar a tal “força específica”. Fui eu tentar carregar um saco de 20kg de gesso, tava pesado, fui meio capengando, suando, levando de 1 em 1 e tal, daí chegou o pedreiro, pegou 3 sacos de uma vez e carregou tranquilamente, sem saltar uma veia, por alguns metros, como se carregasse 3 travesseiros. Mas é aí que vem a força especifica, ele só consegue carregar 3 sacos, se for de gesso, cimento, ou qualquer outra coisa relacionada a obra, se você pedir pra ele carregar 3 sacos de 20kg de arroz, ele não consegue, pois tem força específica de pedreiro.

Outra coisa que só os pedreiros tem, é a “dor específica”, vou explicar. O pedreiro estava retirando alguns pedaços grandes da parece que foi demolida, usava uma pá para colocar os pedaços no saco de entulho, só que alguns pedaços de uns 10 ou 15 quilos, escapavam da pá e caiam no pé dele, que calçava apenas um chinelo. Eu juro que cada pedra que caia, doía em mim, e ele lá, tranquilão, como se tivessem caindo pedaços de isopor. E é ai que entra a “dor específica”, ele não sente dor por que é uma pedra, faz parte do ambiente dele, se caísse, por exemplo,  um aparelho de som, pesando 10 ou 15 quilos, garanto que ele esperneava e ligava pra mãe.

Outra especificidade é o “incômodo específico”. Estava eu acompanhando a obra quando começou a subir aquela baita poeira de cimento e concreto, comecei a ficar incomodado e fui logo para outro ambiente, foi ai que percebi que o pedreiro não usava uma mascara sequer, tava alí na boa, como se fosse uma simples neblina. Tenho certeza que o pulmão desses caras são revestidos de concreto. O pedreiro não tem pedras nos rins, tem logo um tijolo, que se formou ali durante o trabalho. Ai entra o “Incômodo específico”, enquanto ele ta lá com o pó de cimento entrando nas narinas não tem erro, mas pede pra ele segurar um gato persa pra ver se ele não vai pro hospital.

Deixe um comentário

