ARTE?

Ta aí uma coisa que eu vou morrer sem entender, a “ARTE”, mais precisamente as pinturas feitas em quadros, resolvi escrever sobre o assunto quando vi uma matéria na TV de um quadro que valia mais de 2 milhões de reais, sério, era um borrão colorido, minha sobrinha de 3 anos fez um desenho parecido e ele ficou um tempão colado na minha geladeira até o dia que eu resolvi jogar fora, comparando o desenho dela com a pintura da TV eu creio que perdi nessa uma bela grana. Fico imaginando a quantidade de crianças milionárias que fariam seus “pés de meia” com apenas 5 anos de vida, bastaria sujar as mãos de tinta e sujar a tela toda. O emprego mais cobiçado do mundo seria o de babá ou professora do jardim de infância, imagina a quantidade de desenhos milionários que elas não levariam pra casa.

Fiz uma pesquisa rápida na internet e descobri que essa pintura acima, feita por Jackson Pollock é de 1948 e foi vendida em 2006 por 140 Milhões de reais, puta que o pariu, 140 Milhões, na 2º série eu fiz uma merda parecida e a professora, que provavelmente não entende nada de arte me deu um mísero “B”. Ah, mas o pintor é famoso, se o Leonardo Da Vinci ou algum outro pintor famoso tivesse cagado numa tela e espalhado a merda com as mãos, hoje em dia ela valeria muito mais que 140 Milhões.

Fazendo uma comparação tosca, funciona mais ou menos como em uma balada de milionários, aquelas que custam 500 reais pra entrar, se eles venderem champagne Cidra Cereser com outro rótulo à 2.000 reais vai ter nego comprando felizão pensando “se  a balada é boa, o produto deve ser bom”. Com as pinturas funciona mais ou menos assim, se o pintor é conhecido, a obra pode ser a merda que for, sempre terá um tonto comprando e tentando convencer alguém que entende alguma coisa sobre ela. O significado da pintura abstrata pode ser “Sua mulher fazendo sexo com o padeiro” e o cara nem sabe, compra todo empolgado e ainda da de presente pra esposa que com certeza preferia ter ganho uma joia.

Obviamente que existem pinturas sensacionais, umas tão boas que parecem foto, essas sim, até valem a grana, agora pagar milhões por uma coisa que sua filha pequena pode fazer na aula de educação artística ja é demais. Pintura boa pra mim é aquela que eu entendo o que tem nela.

Pra finalizar e fazer vocês perceberem o quanto eu entendo de arte, fiquem com um videozinho antigo onde eu e um amigo analisamos o famoso quadro “A Santa Ceia”.

Deixe um comentário

