CONVÊNIOS E HOSPITAIS

Hospital Regional da Asa Norte (HRAM).

Como é difícil marcar uma consulta médica. Dependendo do seu convênio, se você tem uma doença ou uma dor em algum lugar, se vira. Você só vai conseguir marcar sua consulta para daqui a dois meses (e olhe lá). Convênio médico não é uma coisa barata. Tem gente que marca qualquer consulta só por que está pagando.

– Tenho uma consulta marcada com o Dr. Carlos.
– Qual a especialidade?
– Ginecologia.
– Mas o senhor é um homem.
– Não quero saber. Estou pagando e quero usar.

Existe plano de saúde barato? Claro que existe. Porém você não tem direito a nada. Eles fazem isso justamente pra você pagar um caminhão de dinheiro.

Por exemplo:

PLANO: MORTE CERTA: O paciente tem direito a marcar apenas duas consultas por ano e uma aspirina se pegar gripe. Não tem direito a internação e custa R$ 50,00 por mês.

PLANO: SE BOBEAR SOBREVIVE: O paciente tem direito a marcar quatro consultas por ano e em caso de internação, tem direito a um quarto com colchão no chão e sem TV. Custa R$ 150,00 por mês.

PLANO: JOSÉ SARNEY: No plano José Sarney você não morre nunca. O paciente tem direito a tudo. Quarto com cama de casal, TV a cabo, Piscina olímpica, quadra de tênis, enfermeiras da Ford Models e etc. Porém, custa a quantia simbólica de R$ 5.000,0 por mês.

Pior do que o preço absurdo dos convênios são os preços dos remédios. Uma vez eu cheguei de uma viagem e fiquei dois dias com o ouvido tampado. Fui ao médico e ele me receitou alguns. Eram três remédios e o saldo foi de R$ 286,00. Depois que vi os preços, meu ouvido melhorou na hora.

Em hospital público parece que tudo é virose.

– O que o senhor tem?
– Estou com uma dor no ombro.
– É virose.

Ou.

– O que o senhor tem?
– Acordei com as costas travadas.
– Já sei. Essa foi moleza. É virose.

Hospital público é um problema, você chega com uma gripe e sai com a perna amputada.
Outro problema em hospitais é a comida.

Uma vez quebrei o dedão da mãe e tive que fazer uma cirurgia. Aí vem uma coisa que eu não entendo. Se a cirurgia é no dedão da mão, por que raios eu tenho que usar aquele avental que deixa a bunda de fora? Será que no cadastro eu estava bêbado e escrevi que sou alérgico a cuecas?

O que eu acho engraçado esses cadastros é que a gente nunca é 100% sincero na hora de responder.

Fuma? (  ) SIM (  ) NÃO.
Bebe? (  ) SIM (  ) NÃO.
Usa drogas? (  ) SIM (  ) NÃO.

Beber e fumar até passa, mas ninguém fala que usa drogas.

– Uma duvida aqui, doutor. Usar uma pedrinha de crack de vez em quando é considerado usar drogas?

Eu juro por tudo o que é mais sagrado que uma das enfermeiras me fez essas perguntas:

– Nome?
– Daniel Ribeiro Costa.
– Data de nascimento?
– 08 de Maio de 1981.
– Idade?

Tenho pra mim que faltou matemática no curso de enfermagem.

Outra pergunta interessante foi:

O paciente tem medo de lugares fechados?
Deve ser para o caso de dar alguma merda e me enterrarem vivo.

Quando eu apareci com o dedo quebrado, a maioria das enfermeiras me perguntou “Foi acidente de moto?”. Das duas, uma. Ou acidente de moto é uma coisa muito comum em hospitais, ou eu precisava muito fazer meu bigode de motoboy.

Outra coisa ruim nas internações em hospitais é a comida. Imagina o quanto que essas enfermeiras e vigias devem ganhar com o tráfico de comidas dentro do hospital. Nas duas vezes em que fiquei internado tive que pedir pra minha mãe trazer um lanche escondido na bolsa por que eu não estava mais aguentando comer algo parecido com vômito.

Nos hospitais você tem que seguir umas regrinhas básicas, por exemplo, o banho. Todos os dias pela manhã, uma enfermeira passava no meu quarto e perguntava se eu iria tomar banho (Será que seu estava fedendo?). Eu sempre respondia que não, e que iria tomar no final da tarde, pois achava melhor. Cinco dias depois, quando meu irmão foi ler minha planilha médica ele me perguntou assustado:

– Cara, por que você não está tomando banho?

Respondi surpreso:

– Como assim?

Explicando…

Era uma planilha por dia e em todas elas, na parte onde as enfermeiras colocavam algumas observações, estava escrito “O paciente se recusou a tomar banho”.  A desgraçada ao invés de não colocar nada ou colocar “O paciente preferiu tomar banho no final da tarde”, preferiu escrever isso. Devia ser por isso que as enfermeiras me olhavam de um jeito estranho. Eu devia ser conhecido no hospital como o “porcalhão do quarto andar”.

10 comentários sobre “CONVÊNIOS E HOSPITAIS

  1. Fidido!!! Hahaha, que bom que está em casa, que susto tomei quando ví seu tweet, então era só suspeita?
    Vc tá mandando muito bem nos textos, falo como jornalista e não amiga, tá?! To orgulhosona. Beijo enorme cheio de saudade!

  2. Essa história de “o médico aparentar ter uns 15 anos” é phued@, sinto isso na pele – tem paciente que pergunta na lata minha idade. Eu prefiro não ouvir comentários, mas sempre tem um que não se contenta: “nossa… tenho uma filha com a tua idade, sabia? E já tenho dois netos”. Pois é… minha mãe não, muito obrigada!
    Teve uma que falou baixinho alguma coisa que eu não tinha entendido, entendi só o “coroa”. Curiosa, perguntei “o que a senhora disse?” e ela respondeu “é que faz muito tempo que não tem médico nessa região, me falaram que era médica… esperava uma coroa, não uma menininha…”. “Obrigada” pelo menininha… Créditos pra mim? Zero! Pelo jeito, só quando eu estiver com rugas até nos cabelos e aparentando 50 por causa do botox é que vão dar valor p/ o que eu falo…

    E a do banho… kkkkkk… paciente recusa a tomar banho, foi sensacional!!! Hospital é bem por aí, eles controlam tudo – ou melhor, quase tudo, pq se só a enfermeira do dia acompanhava se vc tomava banho ou não, o que a da noite tava fazendo se não ia nos quartos ver os pacientes??? Suspeito… ou ela estava dormindo (zero para a enfermagem) ou estava no conforto assistindo TV (zero do mesmo jeito).

    Ah… e a cadeira de rodas é assim, internou? Cadeira de rodas! Parte do princípio que vc pode descompensar e ter algum problema a qualquer minuto!

    Mas, melhor é estar em casa mesmo, hospital, só quem trabalha nele e olhe lá!

    Beijo e boa semana! =)

Deixe um comentário

